Porque eu subo montanhas

“Por que eu subo montanhas?

Essa é uma pergunta que me fazem com frequência, e confesso que nunca soube responder com exatidão. Mas vou tentar explicar neste texto o que me motiva a continuar escalando montanhas.

Eu subo montanhas para me desafiar e descobrir meus limites. Antes de me tornar um montanhista, eu era como qualquer outra pessoa, sempre focado em trabalhar e pagar contas. Eu mal tinha tempo para minha família e amigos, e isso me deixava estressado. Foi quando descobri as trilhas para cachoeiras e as caminhadas de vários dias. A primeira travessia que fiz quase não consegui completar, mas foi lá que comecei a entender o verdadeiro sentido da vida. A partir daí, mergulhei no mundo das áreas remotas e das montanhas.

Eu e Igão após 5 dias desbravando uns picos proibidos em MG.
Eu e Igão após 5 dias desbravando uns picos proibidos em MG.

Minha primeira “montanha” foi o Pico Agulhinha em Catas Altas, e foi uma experiência dolorosa, mas ao lado de pessoas que compartilhavam a mesma paixão pela escalada. Depois disso, decidi colocar como meta os 10 picos mais altos do Brasil e largar meu trabalho sólido pelo sonho de trabalhar em áreas remotas, levando pessoas a lugares que nunca imaginaram chegar e mostrando que os únicos limites que existem são os que nós mesmos impomos.

Já fazem cerca de 10 anos que vivo essa vida literalmente nas montanhas. Meu trabalho, meu hobby e minha vida são as montanhas. E tenho a graça de ter chegado a lugares que antes pareciam inacessíveis, conhecido pessoas maravilhosas e vivido experiências únicas e transformadoras.

Hoje, não me importa mais a contagem de picos que já subi. Não estou interessado em competir com outros montanhistas. O que me importa é subir montanhas e levar pessoas a seus cumes, mesmo que nem sempre chegamos ao topo. E o mais importante: mostrar o quão pequenos somos perante a natureza.

Subir uma montanha é algo transformador e revelador. Lá em cima, somos apenas seres humanos rodeados pela natureza implacável e acolhedora. Descobrimos que fazemos parte do universo e podemos tocar a mão de Deus (mesmo que eu não seja religioso). E podemos ouvir o som ensurdecedor do silêncio.

A felicidade de estar em um lugar sofrendo físicamente mas com a mente plena e sadia.
A felicidade de estar em um lugar sofrendo físicamente mas com a mente plena e sadia.

Então, por que subo montanhas? Mesmo após este texto gigantesco, ainda não sei dizer uma resposta concreta. Acho que terei que continuar subindo montanhas para achar a resposta. Mas o que sei é que a escalada de montanhas me dá um senso de liberdade, me desafia a superar meus limites e me faz sentir vivo.

A seguir algumas fotos de momentos inesquecíveis que tive nas montanhas e trilhas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment