Próximas saídas:
4 a 7/07/19 (4 dias - Lua Nova)
02 a 04/08/19 (3 dias - Lua Nova)

Considerada por uns a travessia mais difícil do Brasil e para outros apenas mais uma travessia casca grossa do país, a Travessia da Serra Fina é um bom desafio para quem já está acostumado com rotas mais agressivas que exigem do montanhista um esforço físico e psicológico mais avançado.

Serra Fina é uma seção da serra da Mantiqueira, por sua vez uma das mais importantes cadeias de montanhas do Brasil.

Coincide em grande parte com o Maciço Alcalino de Passa Quatro e situa-se em sua quase totalidade na divisa entre os estados de Minas Gerais (município de Passa Quatro, com uma área muito pequena no município de Itanhandu) e São Paulo (municípios de Lavrinhas e Queluz), mas sua extremidade leste também alcança o estado do Rio de Janeiro (município de Resende).

Travessia da Serra Fina
Travessia da Serra Fina
Informações Gerais

A Travessia da Serra Fina tem um dos maiores desníveis topográficos do território brasileiro (mais de 2 200 m do topo da Pedra da Mina à base da serra no lado paulista, no Vale do Paraíba) e a quarta mais alta montanha do Brasil: a Pedra da Mina (2 798 m).

Na extremidade leste da Serra Fina, também se destaca o pico dos Três Estados (2 665 m), em cujo topo está o ponto tríplice onde se unem as divisas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Durante todo o percurso o montanhista deverá carregar seu próprio peso e pensar bem no que levar na mochila devido ao fato de quê o percurso oferece escacês de água, sendo recomendável que cada pessoa leve 4L cada para hidratação e preparo de alimentos, opção de banha? Apenas no segundo dia, mesmo assim em um poço de água gélida.

O frio nesta montanha também é agressivo, com temperaturas que variam de mais de +26° de dia e até baixas temperaras que chegam a -7° durante a noite, fazendo desta uma travessa para pessoas já condicionadas a ambientes mais extremos e complexos.

Pedra da Mina
Pedra da Mina
Informações Técnicas

Intensidade Física

Difícil

Dificuldade Técnica

Difícil

Tempo Médio de Caminhada/dia

9 horas

Distância Total

28km

Desnível Vertical Acumulado

2432m

  • A Vara Mato se reserva o direito de cancelar ou alterar todos os serviços praticados ao ar livre por motivos externos, como fatores climáticos, de acesso ou outros que a equipe julgue poder interferir na segurança do grupo.
Programação
Roteiro de 4 dias e 3 noites

Encontro em Passa Quatro/MG:

Todos os participantes deverão se encontrar na cidade de Passa Quatro no dia que antecede a travessia no endereço (será enviado por email) do Hostel onde vamos fazer o pernoite, que será em quarto compartilhado, com direito a jantar e café da manhã.

1° Dia:
Toca do Lobo / Capim Amarelo

Vamos iniciar nossa travessia bem cedo, por volta das 4hs da manhã, próximo à Toca do Lobo, neste dia vamos caminhar por aproximadamente 6.5km por um percurso marcado com muita subida e visuais incríveis.

Neste dia passamos pelo Passo dos Anjos e alcançamos o Cume do Capim Amarelo (2.570), onde montaremos acampamento para pernoite e jantar na montanha.

Caso não haja vagas para camping no Capim Amarelo, iremos acampar na área de camping Maracanã, há cerca de 1km do Capim Amarelo

2° Dia:
Capim Amarelo – Pedra da Mina

Vamos acordar bem cedo, fazer o lanche matutino e desmontar acampamento para ver o nascer do sol e seguir rumo à Pedra da Mina, nosso objetivo do segundo dia.

Neste dia vamos caminhar por aproximadamente 8km até chegarmos no ponto mais alto de todo percurso, que já inicia em uma descida forte em um trilha em meio a bambuzais, chegando ao fundo do vale onde é conhecido por Maracanã, local onde faremos uma breve parada para retomar o fôlego e iniciar um percurso de subida ingreme e com pontos de escalaminhada até chegar ao Cume Melano, que é uma longa crista que dá acesso à base da Pedra da Mina, ponto onde faremos uma parada mais longa para o lanche da tarde e nos prepara para o ataque à Pedra da Mina com seus 2.798m, oficialmente a quarta montanha mais alta do Brasil.

Acampamento, Pôr do Sol e jantar na Pedra da Mina.

ATENÇÃO: 

O roteiro de 3 dias compreende o percurso total de caminhada do 1° e 2° acima descrito sendo executando apenas no primeiro dia.

3° Dia:
Pedra da Mina – Pico Três Estados

Assim como nos dias anteriores, vamos acordar bem cedo, desmontar acampamento e ver o nascer do sol, vamos caminhar por aproximadamente 6,8 km passando pelo Vale do Ruah, onde está a nascente mais alta do país, o vale forma labirintos com seu sinuoso capim que ultrapassa a altura do rosto, uma sensação única de contato com a natureza, mas também um risco para os menos experientes que podem se perder na imensidão deste vale. Já no finaldo Vale do Ruah teremos o único ponto de água do 3° e também metade do 4° dia, neste ponto é extremamente importante que todos encham seus reservatórios de água ao máximo de capacidade.

Após o Ruah, vamos pegar uma sucessão de cristas e áreas de mata fechada com destino ao Cupim de Boi, tendo como visual o Pico da Cabeça de Touro, que se localiza ao sul do Pico Três Estados, e é onde poucos colocaram os pés e também a visão privilegiada das paredes negras do Vale do Rio das Cruzes.

Após o Cupim de Boi, tomamos rumo ao Sul em direção do Pico do Três estados (2.665m), atacando seu cume através de uma trilha íngreme com muita terra escorregadia e negra e mato alto.

Chegando no cume, montar acampamento, ver o pôr do Sol e descanso.

4° Dia:
Pico Três Estados – Sitio do Pierre

No último dia da travessia faremos a descida nas encostas de pedra, que literalmente despencam no vale após o pico Alto dos Ivos.

Vamos caminhar por uma floresta de mata atlântica com forte presença de bromélias, com fauna e flora bastante preservadas. Além da vista privilegiada para o Agulhas Negras e Prateleiras. Neste último dia da travessia caminharemos 9,5km e teremos ponto de água apenas depois de cerca de 6 quilômetros ou algo em torno de 4 horas de caminhada.

Composição do Pacote e Investimento

Transfer in-out (Passa Quatro - Toca do Lobo / Pierre - Passa Quatro)

Guias especializados Vara Mato

Travessia clássica da Serra Fina

1 diária em hostel (quarto compartilhado)

Café da manhã na madrugada que dá inicio à travessia

Equipamentos de segurança em grupo e primeiros socorros

Seguro contra acidentes pessoais (Tokio Marine)

Rastreador via satélite SPOT GEN³

Patch colecionável Vara Mato

10% em descontos nas compras realizadas na loja DECATHLON-BH

7% em descontos nas compras realizadas na loja ADRENA Esporte e Aventura

Todos os itens acima contemplam o pacote no valor de:

Pacote 4 dias: R$890,00

Pacote 3 dias: R$790,00

podendo ser pago via Boleto sem taxas em 3x ou PagSeguro em até 10x com taxas da operadora

""
1
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
NOMEyour full name
no-icon
CELULAR/WHATSAPPyour full name
no-icon
RGyour full name
no-icon
CPFyour full name
no-icon
DATA DE NASCIMENTOyour full name
no-icon
Politica de CancelamentoEm caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Vara Mato fará devolução conforme as seguintes condições: Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução A programação do roteiro pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a organização julgue poder interferir na segurança ou bem-estar do grupo
Politica de uso e imagensDe acordo com direitos de imagens, informo a seguir que:
GOSTARIA DE DEIXAR ALGUMA MENSAGEM?
Utilize este campo para deixar alguma informação complementar que gostaria de nos dizer.more details
0 /
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Informações Importantes
O que levar
  • Mochila cargueira com capacidade de 40L a 60L
  • Capa de mochila ou poncho
  • Isolante térmico
  • Saco de dormir
  • Capa de chuva ou anorak impermeável
  • 4 litros de água, pode ser acondicionada em garrafa ou refil de hidratação para colocar dentro da cagueira
  • 1 garrafa de água de 500ml a 1l para ficar nos bolsos externos da mochila
  • Comida para 4 dias de trilha (café da manhã, almoço e janta)
  • Protetor Solar, labial e repelente (obrigatório – citronela ou icaridina)
  • Medicamentos particulares diversos e de uso contínuo
  • Purificador de água (Clor’in ou hidroesteril)
  • Saco/sacola para o lixo
  • Lanterna de mão e/ou de cabeça e pilhas extras
  • Par de Bastões de caminhada
  • Chinelos ou papete
  • Dinheiro para gastos pessoais
  • Toalha, artigos e higiene pessoal

Para usar:

  • Roupas confortáveis como calça de caminhada e camisetas dry-fit (prefira de manga longa)
  • Meias para trilha (2 pares – EVITE ALGODÃO)
  • Bota ou tênis com solado bem aderente e já amaciado, de preferência um próprio para trekking
  • Boné/Chapéu ou Gorro
  • Biquíni/ maiô/ sunga/ calção de banho
  • Óculos de sol (opcional)

**EVITE USAR ROUPAS DE ALGODÃO, PREFIRA TECIDOS DE SECAGEM RÁPIDA**

Formas de pagamento

Trabalhamos com opções de pagamento em Boleto Bancário ou Cartão de Crédito Através do PagSeguro.

  • Boleto: para pagamentos via boleto bancário, será emitido o boleto em nome do participante e enviado para o email informado na inscrição, não cobramos taxa para a emissão de boletos e o participante poderá pagar em qualquer agência bancária, loteria e também através de internet banking.
  • PagSeguro: para pagamentos via PagSeguro o participante poderá efetuar a compra com Cartão de Crédito parcelando em até 10x ou à vista via Cartão de  Débito e Transferência Online. Ao optar pelo pagamento via PagSeguro, será acrescida a taxa de 2,99% para cada parcela.
Cancelamentos

Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Vara Mato fará devolução conforme condições abaixo:Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total

  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

A programação do roteiro pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a organização julgue poder interferir na segurança ou bem-estar do grupo.