Travessia da Juatinga

Travessia da Juatinga 3 dias:

Preparamos um roteiro exclusivo da travessia da Juatinga para você curtir e vivenciar intensamente esse paraíso, serão 3 dias e 2 noites atravessando a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, que está localizada no sul do Estado do Rio, no município de Paraty, e protege o território da península da Juatinga.

Conhecida como Juatinga ou Cajaíba, a área da Reserva tem cerca de 8.000 hectares e é moradia de comunidades Caiçaras, que se distribuem ao longo do litoral e vivem da pesca artesanal, agricultura de subsistência e mais recentemente do turismo.

A vegetação natural da região é formada pela floresta Atlântica, com elevada biodiversidade, possuindo aproximadamente 10.000 espécies de plantas, destacando-se a exuberância da mata higrófila, nas encostas e nos vales, a mata de restinga e o manguezal. As vertentes apresentam afloramentos rochosos cobertos por flora característica, constituída, principalmente, por Gramíneas, Aráceas, Bromeliáceas e Orquidáceas.

DATAS:

CIDADE DE ENCONTRO:

PARTICIPANTES:

17 a 19 de setembro de 2021 (trabalhamos com datas personalizadas)

Paraty / RJ

04 a 08 pessoas

INCLUSO: Transporte em lancha (Paraty / Praia Grande);

1 Pernoite em casa na praia Martim de Sá;

1 Pernoite em casa na praia da Ponta Negra;

Café da manhã opcional +R$20,00;

Jantar opcional: R$30,00 por refeição;

Guiamento integral com um condutor da Vara Mato;

Seguro aventura individual;

Rastredor satelital SPOT;

Kit primeiros socorros para uso coletivo.

NÃO INCLUSO: Transporte em lancha cortando atalho ou levando mochilas para cortar trilhas;

Refeições e bebidas não especificadas no descritivo do evento (almoço, jantar, lanche de trilha);

Equipamentos de uso pessoal;

Itens não descritos na lista de “itens inclusos”;

1

Primeiro dia

17/09: Praia Grande– Pouso da Cajaíba

  • 07:00 – Encontro com o grupo no cais de Paraty e embarque em lanchas com destino ao Saco de Mamanguá;
    • Nota: É aconselhável que os participantes cheguem em Paraty um dia antes para descanso afim de estarem mais bem dispostos para o inicio da travessia.
  • 07:30 – Embarque em lanchas com destino à Praia Grande onde faremos o desembarque. Vamos tomar um banho de mar e iniciar a caminhada com destino ao primeiro ponto de pernoite na praia do Pouso da Cajaíba,  a trilha de acesso possui distância aproximada de 7km e cerca de 4hs de caminhada, passando por 5 praias até chegar ao Pouso da Cajaíba.
    • Fim de tarde livre para curtir a praia, pernoite em casa (jantar não incluso)
    • Distância do dia: 7km Elevação: 240m
2

Segundo dia

19/09: Martim de Sá – Ponta Negra

  • Acordaremos às 7 h para o café da manhã. Logo após, iniciaremos o terceiro dia com caminhada até a Praia da Ponta Negra. A trilha, que passa por praias e Mata Atlântica, possuí extensão de 10km. Faremos uma parada na maravilhosa praia de Cairuçu das Pedras para um banho de água doce em um ofurô à beira da praia e prosseguiremos até a Ponta Negra.
  • Importante: Neste dia a trilha com um ganho de elevação de quase 800m, é importante se manter hidratado e bem disposto.
    • Fim de tarde livre para curtir a praia, pernoite em casa (jantar não incluso).
    • Distância do dia: 12km Elevação: 850m
    • Há a opção de pagar uma lancha até a Ponta Negra e não fazer a trilha do dia.
3

Terceiro Dia

20/09: Ponta Negra – Praia do Sono – Vila Oratório

  • Acordaremos às 7 h para o café da manhã. Logo após, iniciaremos o quinto dia com a trilha de 8 km (7hs) até a Vila Oratório, passando pelas praias AntiguinhosAntigos e a famosa Praia do Sono, onde faremos uma parada para banho e almoço (não incluso). Após almoço, continuação da caminhada até a Vila Oratório, ponto final da travessia. Será utilizado ônibus urbano circular até o local onde o micro-ônibus estará, para o retorno a Belo Horizonte.
    • Distância: 8km Elevação: 440m

travessia da juatinga

Tour Reviews

5.00 based on 3 reviews
19 de fevereiro de 2021

A Travessia da Juatinga e um roteiro maravilhoso.Tudo é muito bom: as trilhas ,as praias,as cachoeiras, os moradores dos locais onde alimentamos e dormimos. E cada por de sol é um espetáculo à parte. Não posso deixar de falar no comprometimento , carinho, profissionalismo do nossos guias Luiz e Renata. Obrigada.

19 de fevereiro de 2021

Empresa organizada, responsável. Proporciona muita segurança a quem participa das suas atividades. Escolher a Vara Mato é ter certeza que não ficaremos na mão e que mesmo diante de imprevistos, normais em atividades outdoor, vão nos dar todo suporte. Indico muito! Gadetto e toda equipe são sensacionais!

19 de fevereiro de 2021

A equipe da Vara Mato é excepcional! Recomendo, pois o serviço é de qualidade e os guias são atenciosos.

Leave a Review

Rating