politica de segurança

TERMO DE RESPONSABILIDADE

TERMO DE RESPONSABILIDADE

A contratada Vara Mato, inscrita no CNPJ: 24.371.851/0001-09, situada no município de Belo Horizonte, Minas Gerais, operadora de turismo de aventura esclarece que as atividades de aventura são modalidades esportivas que podem oferecer riscos à integridade física de seus praticantes.

RESPONSABILIDADES:

“As atividades de aventura são modalidades esportivas que podem oferecer riscos à integridade física de seus praticantes”.

A Vara Mato se compromete à:
# Fornecer os equipamentos de segurança necessários para suas atividades de aventura (quando necessários e especificados no evento);
# Disponibilizar guias e monitores qualificados para cada atividade;
# Prestar pronto atendimento em eventuais casos de acidentes;
# Contratar Seguro aventura (morte, médico e hospitalar);
# Controlar os impactos da atividade sobre o meio ambiente e as comunidades envolvidas;

O contratante se compromete a:
# Seguir as normas de segurança repassadas pelos guias e monitores;
# Atender aos comandos dos guias e monitores;
# Usar equipamentos obrigatórios indicados pelo contratado;
# Não ingerir bebida alcoólica 8 horas antes das atividades;

TERMO DE CONHECIMENTO DE RISCOS

Antes de participar de qualquer atividade outdoor, é necessário que o participante tenha conhecimento que TODAS as atividades praticadas ao ar livre envolvem riscos e perigos.
Nossas orientações, recomendações e práticas visam minimizar ao máximo os riscos, no entanto a probabilidade de acidentes e danos continua existindo. A leitura deste termo é necessária e esclarece os riscos e situações que podem ocorrer durante a pratica das atividades.

O participante está ciente que podem ocorrer:
– Quedas e impactos (escorregões, tropeções, perda de equilíbrio, etc.), cortes, escoriações, queimaduras, bolhas nos pés, torções, luxações, fraturas ósseas, lesões musculares e de ligamentos, dentre outros e até mesmo risco de morte;
– Reações alérgicas diversas, contato com espinhos e/ou plantas urticantes, hipotermia, hipertermia, exaustão física, insolação, desidratação e hipoglicemia, dentre outras;
– Ataques de animais, incluindo peçonhentos, o que pode causar diversos tipos de lesões, alergias e outras reações negativas;
– Queda de objetos, galhos e pedras, dentre outros;
– Situações de grande estresse físico e psicológico (medo, cansaço, fome, sede, frio extremo, calor extremo, peso dos equipamentos e etc.);
– Situações climáticas desfavoráveis, mudanças bruscas de temperatura e clima, ventos fortes, chuva intensa, descargas elétricas, granizo, nuvens e nevoeiros atrapalhando a visibilidade, alta radiação solar, temperaturas extremas (frio e calor), deslizamento de terra, cabeça d’água e queda de árvores dentre outros.

Resgate e Emergências
Pelas atividades serem realizadas em locais remotos e de difícil acesso, longe de centros urbanos e, consequentemente, de unidades de saúde, o resgate pode demorar a chegar ao local e pequenos acidentes podem tomar proporções maiores. Caso seja necessário um resgate, este será realizado pelas autoridades municipais ou estaduais, como Bombeiros ou Defesa Civil.

Outros
– Comportamentos inadequados, negligentes ou imprudentes podem colocar em risco a segurança e a vida de todo o grupo. Siga as orientações da equipe contratada para sua segurança e dos demais;
– O participante deverá levar todo o equipamento informado antes pela Vara Mato;
– Nos reservamos a restringir ou mesmo impedir a realização das atividades por participantes com equipamentos inadequados ou falta deles, de modo que possa comprometer a sua segurança ou a integridade do resto do grupo.

TAXA DE INSCRIÇÃO E GARANTIA DE PARTICIPAÇÃO NO EVENTO:

– Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de 35% do valor total do evento.
– A taxa garante a vaga do participante no evento.
– Em caso de desistência, a taxa de inscrição será convertida em crédito para o cliente utilizar em um evento futuro da Vara Mato, desde que a desistência ocorra até 7 dias antes do evento.

CANCELAMENTOS:

Em caso de cancelamento por iniciativa do contratante, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Vara Mato fará devolução conforme condições abaixo:

– Até 30 dias do início da viagem: 90% do valor (preservando a taxa de inscrição de 30% como crédito ao cliente)
– Entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor (preservando a taxa de inscrição de 30% como crédito ao cliente)
– Entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor (preservando a taxa de inscrição de 30% como crédito ao cliente)
– A menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

Cancelamento por motivo de força maior devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes: devolução de 35% do valor total ou reversão em crédito para viagens futuras conforme disponibilidade e condições da Vara Mato.

O não comparecimento na data, hora e local de apresentação determinados para o embarque será considerado “no-show”, implicando a perda total do valor pago. O contratante que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.

Roteiros Vara Mato