Pico da Bandeira

Próximas Saídas

20 e 21 de abril de 2019

18 e 19 de maio de 2019

13 e 14 de junho e 2019

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude. Além dele, estão na Unidade de Conservação (UC) cinco dos dez picos mais altos de todo o território nacional.

A Unidade abrange um território de aproximadamente 31,8 mil hectares. Cerca de 80% do parque está no estado do Espírito Santo. Os maiores picos ficam na divisa dos estados, destacando-se o Pico da Bandeira, com 2.892 metros, o Pico 2 ou Pico do Cruzeiro, com 2.852 metros, o Pico do Calçado com 2.849 metros e o Pico do Calçado Mirim com 2.818 metros. O Pico do Cristal, com 2.770 metros fica exclusivamente em território mineiro. O parque abriga ainda outros picos, menores em tamanho, mas também de altitudes consideráveis, como o Morro da Cruz do Negro (2.658 metros), o Pico da Pedra Roxa (2.649 metros), o Pico dos Cabritos ou do Tesouro (2.620 metros), o Pico do Tesourinho (2.584 metros), e a Pedra Menina (2.037 metros) todos em território capixaba.

1° Dia: Vale Encantado - Camping no Terreirão

Trilha para o Pico da Bandeira
Trilha para o Pico da Bandeira

Após nossa chegada na cidade de Alto Caparaó, faremos uma parada de 45 minutos para café da manhã (não incluso) em um restaurante da região, após o café nossa van seguirá até a portaria do Parque Nacional do Caparaó e subiremos com a van até a Tronqueira.

Chegando na Tronqueira, vamos iniciar a caminhada com destino ao Vale Encantado com uma distância de 430m de caminhada,  formado pelo Rio José Pedro, o vale possui vários poços para banho e belíssimas quedas d´agua e piscinas naturais, os participantes poderão nadar nos poços do Vale Encantado e ficar contemplando a paisagem por 2 horas.

Após o Vale Encantado vamos continuar a caminhada com os equipamentos até o camping do Terreirão, cerca de 3km de subida, chegando no Terreirão, os participantes montarão suas barraca e estarão livres o resto do dia para contemplar o Pôr do Sol e depois dormirem para acordar na madrugada para subir com destino ao Pico da Bandeira.

Por do Sol no Terreirao
Por do Sol no Terreirao

2° Dia: Camping Terreirão - Pico da Bandeira

Nascer do Sol no Pico da Bandeira
Nascer do Sol no Pico da Bandeira

Iremos acordar às 01h:30m e cada participante fará eu lanche matutino para dar inicio à caminhada do dia, às 02h:00m iniciaremos nossa subida até o Pico da Bandeira, com seus 2.892m e considerado segundo dados do IBGE, a terceira maior montanha do Brasil, ficando atrás apenas do pico 31 de Março e Neblina.

A trilha até o Pico da Bandeira iniciando do Terreirão tem uma distância de 3.5km com um ganho de elevação de 490m aproximadamente, sua rota é muito bem sinalizada com estacas pintadas em tinta fluorescente que reflete a luz das lanternas (obrigatório o uso de lanterna ou headlamp), ajudando assim a locomoção até o cume.

Nossa chegada ao cume será programada para os participantes não ficarem muito tempo parados sentindo frio, para isso, nossos guias irão manter o ritmo do grupo de acordo com o timming de chegada em horário próximo à previsão do nascer do Sol.

Chegando no cume, vamos contemplar o nascer do Sol e permanecer por lá cerca de 40 minutos após o raiar do dia. Após esse tempo, vamos efetuar a descida de volta ao terreirão para pegar nossos equipamentos e descermos até a tronqueira, pelo mesmo caminho que fizemos na ida.

Ao chegarmos na Tronqueira, vamos desmontar nosso acampamento,  de onde pegaremos nossa van com destino a Alto Caparaó, onde faremos nosso almoço de confraternização (não incluso) e tomaremos rumo de volta à Belo Horizonte.

Pico da Bandeira com a Vara Mato
Pico da Bandeira com a Vara Mato
Pico da Bandeira
Composição do Pacote e Investimento

Transfer in-out (Belo Horizonte - Alto Caparaó / Alto Caparaó - Belo Horizonte)

Taxas para pernoite em camping no parque do Caparaó

Guias especializados Vara Mato

Equipamentos de segurança em grupo e primeiros socorros

Seguro contra acidentes pessoais (Tokio Marine)

Rastreador via satélite SPOT GEN³

Brinde DECATHLON-BH

10% em descontos nas compras realizadas na loja DECATHLON-BH

De 5 a 10% em descontos nas compras realizadas na loja ADRENA Esporte e Aventura

Para este roteiro é obrigatório que o participante apresente o cartão de vacina contra a Febre Amarela, sem a comprovação de imunização contra a Febre Amarela o Parque Nacional do Caparaó não permitirá a entrada do participante.

Todos os itens acima contemplam o pacote no valor de:

4x 110,00 no boleto ou 420,00 à vista

podendo ser pago via Boleto sem taxas em 2x ou PagSeguro em até 10x com taxas da operadora

""
1
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
NOMEyour full name
CELULAR/WHATSAPPyour full name
RGyour full name
CPFyour full name
DATA DE NASCIMENTOyour full name
Febre AmarelaAfirmo que tenho ciência da obrigação de apresentação do cartão de vacina contra a Febre Amarela e confirmo que estou devidamente imuinzado contra o mosquito.
Politica de CancelamentoEm caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Vara Mato fará devolução conforme as seguintes condições: Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução A programação do roteiro pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a organização julgue poder interferir na segurança ou bem-estar do grupo.
Direito de ImagemDe acordo com direitos de imagens, informo a seguir que:
GOSTARIA DE DEIXAR ALGUMA MENSAGEM?
Utilize este campo para deixar alguma informação complementar que gostaria de nos dizer.more details
0 /
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Informações Importantes
O que levar
  • Mochila confortável com barrigueira
  • Capa de chuva e capa de mochila ou poncho
  • Garrafas para 2 litros de água
  • Comida (Lanches de trilha)
  • Protetor Solar, labial e repelente (obrigatório – citronela ou icaridina)
  • Medicamentos particulares diversos e de uso contínuo
  • Potabilizador de água (Clor’in ou hidroesteril)
  • Saco/sacola para o lixo
  • Lanterna e pilhas extras
  • Bastão de caminhada
  • Chinelos ou papetes e roupas para o retorno
  • Agasalhos (corta vento e calça extra)
  • Toalha, artigos de banho e higiene pessoal
  • Máquina fotográfica (opcional)

Equipamentos de Camping:

  • Barraca
  • Isolante Térmico
  • Saco de Dormir
  • Fogareiro
  • Kit cozinha

Para usar:

  • Roupas confortáveis como calça de caminhada e camisetas dry-fit (prefira de manga longa)
  • Meias para trilha (2 pares – EVITE ALGODÃO)
  • Bota ou tênis com solado bem aderente e já amaciado, de preferência um próprio para trekking
  • Boné/Chapéu ou Gorro
  • Biquíni/ maiô/ sunga/ calção de banho
  • Óculos de sol (opcional)

**EVITE USAR ROUPAS DE ALGODÃO, PREFIRA TECIDOS DE SECAGEM RÁPIDA**

Formas de pagamento

Trabalhamos com opções de pagamento em Boleto Bancário ou Cartão de Crédito Através do PagSeguro.

  • Boleto: para pagamentos via boleto bancário, será emitido o boleto em nome do participante e enviado para o email informado na inscrição, não cobramos taxa para a emissão de boletos e o participante poderá pagar em qualquer agência bancária, loteria e também através de internet banking.
  • PagSeguro: para pagamentos via PagSeguro o participante poderá efetuar a compra com Cartão de Crédito parcelando em até 10x ou à vista via Cartão de  Débito e Transferência Online. Ao optar pelo pagamento via PagSeguro, será acrescida a taxa de 2,99% para cada parcela.
Cancelamentos

Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Vara Mato fará devolução conforme condições abaixo:Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total

  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

A programação do roteiro pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a organização julgue poder interferir na segurança ou bem-estar do grupo.