ROTEIRO PICO DA BANDEIRA 2020 COM A VARA MATO
Pico da Bandeira

Durante dois dias você terá a oportunidade de visitar as principais cachoeiras e poços da região do Parque Nacional do Caparaó, conhecer uma fazenda de café premiada e subir no cume do Pico da Bandeira, terceira maior montanha do Brasil!

Montamos um roteiro unindo vivênciadiversão e conquista em um final de semana na cidade Alto Caparaó, nossa proposta propõe qualidade e conforto, para isso, limitamos o grupo para o máximo de 8 participantes aos cuidados de 2 guias por grupo, após anos de experiência concluímos que grupos pequenos proporcionam um melhor aproveitamento e convivência entre os participantes.

Neste formato, pensamos no conforto dos participantes que ficarão hospedados em uma aconchegante casa em Alto Caparaó, com alimentação inclusa* para curtir melhor as atividades do sábado e domingo, não sendo necessário passar frio na madrugada ou pernoitar em barraca e levar peso demasiado nas costas durante a subida do Pico da Bandeira.

Esse formato te proporcionará maior aproveitamento nos dois dias e uma imersão aprofundada nos atrativos naturais e atividades  recompensadoras.

PROGRAMAÇÃO

Na sexta feira sairemos de Belo Horizonte por volta das 14:00 com destino à cidade de Alto Caparaó. Serão cerca de 7 horas de viagem até o nosso destino, onde ficaremos hospedados durante o final de semana. Nossa chegada prevista é por volta das 21:00.

Nosso local de pernoite será uma aconchegante casa bem localizada a 3,4 km do Parque Nacional do Caparaó, a casa é composta por 4 quartos, 2 banheiros, cozinha, área de convivência externa com churrasqueira, jardim e cachoeira no terreno.

Ponto de encontro e horários:

  • Ponto de encontro: Av. do Contorno 4.480 – Funcionários – Belo Horizonte / MG
  • Horário de encontro: 13:30
  • Horário de partida: 14:00

Situado no Parque Nacional do Caparaó, o Pico da Bandeira, com 2.892m, é o terceiro mais alto do país, sendo o mais alto acima da linha do Equador. Para os amantes de natureza e aventura, subidas tanto noturnas quanto diurnas, com guia especializado, proporcionam momentos de beleza e encanto.

Programação:

Às 07:00 será servido o café da manhã e às 08:00 saída da cidade (Alto Caparaó-MG) em direção ao acampamento Tronqueira (6 km, trajeto de carro 4×4). Em seguida, trajeto de trilha até o acampamento Terreirão (3,7 km) + trajeto de trilha até o pico da bandeira (3,2 km), chegando ao topo por volta do meio dia. Retorno ao acampamento Tronqueira às 13:00. No caminho, parada no Vale Encantado para fotos e banho nos poços. Continuamos nossa descida com chegada até as 17:00 para acompanhar o pôr do sol.

Após o pôr do sol, vamos jantar em um restaurante em Alto Caparaó e voltar para a casa.

Os participantes terão o resto da noite livre.

Conhecer os costumes rurais nos proporciona desacelerar o ritmo dos grandes centros urbanos, levando-nos a uma viagem atemporal. A cultura do gado e do café, a produção do leite e o hábito simples da gente do campo fazem parte deste roteiro. A charmosa Fazenda Ninho da Águia oferece ao visitante um reencontro com as tradições mineiras. Nesta atividade, é possível fazer uma trilha em meio ao cafezal e ao pomar da Fazenda, ouvindo os causos do Sr. Aídes. O passeio é um convite para se esquecer do tempo, e ao final da caminhada saborear o café rural, sentindo o sabor das coisas de Minas. Bom mesmo é deixar a prosa correr e se envolver pelos fatos curiosos da terra.

Cachoeira das Andorinhas

A cachoeira das Andorinhas, na comunidade do José Pedro, com suas águas cristalinas, guarda uma beleza singular do entorno do Parque Nacional do Caparaó. As piscinas naturais são ótimas para banhos e há um restaurante com fogão a lenha. Tudo isso faz com que seus visitantes sintam o contato com a natureza.

Retorno a Belo Horizonte

Após as atividades, embarcaremos na van com destino a Belo Horizonte, fim dos trabalhos.

INCLUSO NO PACOTE

Transfer em van executiva

Este roteiro partirá de Belo Horizonte/MG e nossa viagem será feita em van executiva com ar condicionado, poltronas reclináveis e água mineral.

Transfer aos atrativos

Transporte dos participantes aos atrativos executados por Van Executiva ou Veículos 4×4 (dependerá das condições das estradas nos dias do evento).

Alimentação

O pacote inclui almoço e café da manhã para os participantes, sendo: jantar na noite de chegada em Alto Caparaó e almoço e café da manhã no sábado e domingo.

Pernoite confortável em casa

Três pernoites em casa bem localizada a 3,5km do Parque Nacional do Caparaó com 4 quartos, cozinha, sala ampla, área de convivência e rio com água corrente no terreno.

Grupo limitado a 8 participantes

A fim de oferecer melhor aproveitamento, neste roteiro nossos grupos são limitados a 8 participantes.

Subida à 3a maior montanha do Brasil!

Vamos alcançar ao cume do Pico da Bandeira, terceira maior montanha do Brasil com 2.892m de altitude e ao Vale Encantado, finalizando o dia com o pôr do sol (pôr do sol dependerá das condições climáticas do dia.)

Visita guiada Fazenda de Café Ninho da Águia

Junto à entrada do Parque Nacional do Caparaó, em Minas Gerais, por uma das encostas do Pico da Bandeira, a uma altitude média de 1300 metros, estende-se a Fazenda Ninho da Águia, num microclima ideal para a produção de um dos melhores cafés brasileiros.

Guia Especializado Vara Mato

Para garantir a qualidade de nossos serviços. em nossos roteiros sempre temos um guia especializado da Vara Mato presente do inicio ao fim da programação.

Guia local credenciado no Parque Nacional do Caparaó

Teremos durante as atividades o acompanhamento de um guia local credenciado e com amplo conhecimento nos atrativos ofertados.

Seguro contra acidentes pessoais (Tokio Marine)

Este roteiro tem seguro contra acidentes pessoais individual para cada participante com chancela da seguradora Tokio Marine.

Kit primeiros socorros para uso coletivo

Todas as nossas atividades contam com kits primeiros socorros para uso coletivo, e nossos guias são treinados e possuem certificado internacional para o atendimento emergencial em caso de necessidade.

Cada participante deverá levar seu kit de primeiros socorros pessoal contendo suas medicações de uso.

Rastreador via satélite SPOT GEN³

Durante a execução deste roteiro, nosso guia estará munido de um dispositivo rastreador via satélite com recursos de chamadas de emergência, e nossa base tem acompanhamento em tempo real da atividade.
Próximas saídas:
15 a 17 de maio de 2020
19 a 21 de junho de 2020
17 a 19 de julho de 2020
INVESTIMENTO E RESERVA
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
O que levar

Relação de itens básicos para levar neste roteiro:

  • Roupas confortáveis como calça de caminhada e camisetas dry-fit (prefira de manga longa)
  • Meias para trilha
  • Bota ou tênis com solado bem aderente e já amaciado, de preferência um próprio para trekking
  • Boné/Chapéu ou Gorro
  • Toalha, artigos de banho e higiene pessoal
  • Agasalhos (sistema 3 camadas)
  • Óculos de sol (opcional)
  • Bastão de caminhada
  • Mochila cargueira de 40L a 60L com barrigueira
  • Lanche de trilha para dois dias
  • Capa de chuva e capa de mochila ou poncho
  • 2 garrafas de hidratação com capacidade de 700ml de água cada
  • Protetor Solar, labial e repelente
  • Medicamentos particulares diversos e de uso contínuo
  • Saco/sacola para o lixo
  • Lanterna e pilhas extras
Formas de pagamento

Trabalhamos com opções de pagamento em Boleto Bancário ou Cartão de Crédito Através do PagSeguro.

  • Boleto: para pagamentos via boleto bancário, será emitido o boleto em nome do participante e enviado para o email informado na inscrição, não cobramos taxa para a emissão de boletos e o participante poderá pagar em qualquer agência bancária, loteria e também através de internet banking.
  • PagSeguro: para pagamentos via PagSeguro o participante poderá efetuar a compra com Cartão de Crédito parcelando em até 10x ou à vista via Cartão de  Débito e Transferência Online. Ao optar pelo pagamento via PagSeguro, será acrescida a taxa de 2,99% para cada parcela.
Cancelamentos

Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Vara Mato fará devolução conforme condições abaixo:

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

Cancelamento devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes: 35% do valor total ou reversão em crédito para viagens futuras conforme disponibilidade e condições da Vara Mato.

O não comparecimento na data, hora e local de apresentação determinados para o embarque será considerado no-show, implicando na perda total do valor pago. O passageiro que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.

A programação do roteiro pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a organização julgue poder interferir na segurança ou bem-estar do grupo.