Itatiaia 3 Picos: Agulhas, Couto e Prateleiras

Próxima saída:
07 a 09 de junho de 2019

O Parque Nacional do Itatiaia é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no maciço do Itatiaia, na serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Itatiaia é o parque nacional mais antigo do Brasil, tendo sido criado em 14 de junho de 1937, numa área de 11.943 ha, que antes de ser adquirida pela Fazenda Federal, em 1908, pertenceu ao Visconde de Mauá. O nome Itatiaia é de origem tupi e significa penhasco cheio de pontas, pedra pontuda.

No interior do parque encontram-se alguns dos picos mais altos do Brasil, beirando os 2.800 m de altitude. A fauna e a flora do parque são bastante diversificadas, devido principalmente à diferença de altitude de seu relevo e ao clima variado. Itatiaia é administrado atualmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A BR-485, que atravessa o parque, tem o seu ponto culminante a 2.460 m de altitude no seu interior e é assim considerada a estrada mais alta do Brasil.

Neste roteiro iremos te levar aos cumes dos picos Couto, Prateleiras e Agulhas Negras, uma experiência inesquecível que você não pode perder!

Parque Nacional do Itatiaia
Informações Técnicas

Intensidade Física

Moderada a Difícil

Dificuldade Técnica

Moderada a Difícil

Tempo Médio de Caminhada/dia

7 horas

Distância Total

25km

Subida Acumulada

1.090m

Descida Acumulada

1090m

  • A Vara Mato se reserva o direito de cancelar ou alterar todos os serviços praticados ao ar livre por motivos externos, como fatores climáticos, de acesso ou outros que a equipe julgue poder interferir na segurança do grupo.
Programação

Encontro e embarque Belo Horizonte/MG: (sexta feira)

  • Ponto de encontro: Av. do Contorno 4480 – Funcionários
  • Horário de encontro: 21:00
  • Horário de partida: 21:15
Pico das Prateleiras

1° Dia: Ascensão ao Pico das Agulhas Negras

O Pico das Agulhas Negras com seus 2791 metros de altitude acima do nível do mar, é o 5º ponto culminante do Brasil, e considerado a maior montanha do Rio de Janeiro, embora esteja exatamente sobre a divisa de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, um dos ícones do montanhismo nacional. Sua primeira ascensão (registrada) data da metade do Século XIX (1856), por José Franklin Massena.

Nossa subida ao cume será feita pela Via Pontão Ricardo Gonçalves , considerada a mais fácil porém existem lances expostos de escalaminhadas, paredões íngremes de pedra, e exige uso de equipamentos de segurança como corda e baudrier (cadeirinha) em alguns lances.

Com o total de 11 Km de ida e volta , começaremos o dia pela estrada das flores a rodovia mais alta do país. Logo chegaremos ao famoso abrigo Rebouças, a partir dai iniciaremos nossa caminhada em trilha, nos quatro primeiros quilômetros nossa progressão será por caminhada simples e logo começaremos a escalaminhadas nas primeiras rampas de pedra, no exato Km 6 teremos o Primeiro trecho técnico onde os Guias fixarão as cordas e todos os participantes devidamente equipados com cadeirinha e capacete farão esse rápido lance vertical.

Progrediremos após isso por mais 1 km de trepa pedras, passando por pequenas cavernas e cristas de montanha até chegarmos no Cume do Cruzeiro ( Agulhas Negras )

Se nosso cronograma de horário e as condições meteorológicas permitirem, faremos o rapel e a rápida escalada para alcançar o cume do Itatiauçu ( Livro )

Obs: no retorno do cume todos os participantes farão um rapel para descer desse mesmo lance vertical.

Pico das Agulhas Negras

2° Dia: Circuito Couto – Prateleiras com ascensão e assinatura do livro no Prateleiras

O circuito Couto x prateleiras é uma caminhada de nível moderado com o total de 15 km pelas cristas do Itatiaia.. começaremos com o primeiro objetivo a conquista do morro do Couto, a segunda mais alta montanha do parque e oitava maior do Brasil com seus 2680 mts de altitude, mesmo com sua imponência e visual 360 graus das principais montanhas da Mantiqueira, seu acesso até o topo é rápido com apenas 3 km e relativamente fácil , tendo apenas um trecho curto de escalaminhada sem maiores dificuldades.

No cume do Morro do Couto teremos um visual de todo o parque Nacional e das principais montanhas da Mantiqueira como a serra fina e o Pico do Papagaio. Após o cume seguiremos por mais 4 km de subidas e descidas pela crista da Montanha, jardins de Campos de altitude e blocos inusitados de pedras são parte do trajeto até chegarmos a toca do índio uma bonita e ampla caverna de pedras onde faremos nossa parada pro almoço. Logo após e mais 1 km de caminhada chegaremos a base da imponente Prateleiras .

A partir dai os participantes que estiverem mais dispostos e ambientados com a escalaminhadas irão ter a opção de fazer a “escalada ” para o cume das Prateleiras mais 3 km ( subida e descida ) onde passaremos por rápidas cavernas e pequenas chaminés e faremos o rapel do ” Pulo do gato” para acessar o topo das Prateleiras,  depois retornaremos por outro caminho, onde logo acessamos a famosa estrada das flores 4 km de caminhada plana onde ainda teremos atrativos como a cachoeira das flores , uma linda cachoeira habitada no coração das montanhas , no retorno passaremos também pelo abrigo Rebouças para abastecer de água e ir ao banheiro até finalizarmos na portaria do Posto Marcão .

Composição do Pacote e Investimento

Transfer de ida (Belo Horizonte - Parna Itatiaia)

Transfer de ida (Parna Itatiaia - Belo Horizonte)

Guia especializado Vara Mato

Guia local da Mantiqueira

Reservas junto ao PNI e taxas de visitação (madrugar para garantir a vaga)

Ascensão ao Morro do Couto - 2.680m - 8ª maior montanha do Brasil

Ascensão ao Maciço das Agulhas Negras - 2.791m - 5ª maior montanha do Brasil

Ascensão ao Maciço das Prateleiras - 2.554m

Pernoite em hostel próximo ao PNI

Equipamentos de segurança em grupo e primeiros socorros

Seguro contra acidentes pessoais (Tokio Marine)

Rastreador via satélite SPOT GEN³

Brinde DECATHLON-BH

10% em descontos nas compras realizadas na loja DECATHLON-BH

de 10% a 15% de desconto nas compras realizadas na loja Trilhas e Minas

Todos os itens acima contemplam o pacote no valor de:

R$690,00 à vista ou parcelado no PagSeguro

""
1
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
NOMEyour full name
CELULAR/WHATSAPPyour full name
RGyour full name
CPFyour full name
DATA DE NASCIMENTOyour full name
GOSTARIA DE DEIXAR ALGUMA MENSAGEM?
Utilize este campo para deixar alguma informação complementar que gostaria de nos dizer.more details
0 /
Você deverá levar seu shittube (vamos lhe ensinar a fazer o seu)De acordo com normas do Parque Nacional do Itatiaia, estou ciente que é obrigatório apresentar o meu shittube na portaria do parque.
Politica de CancelamentoEm caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Vara Mato fará devolução conforme as seguintes condições: Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução A programação do roteiro pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a organização julgue poder interferir na segurança ou bem-estar do grupo.
Direito de ImagemDe acordo com direitos de imagens, informo a seguir que:
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Informações Importantes
O que levar
  • Mochila de ataque para levar água, lanche de trilha e equipamentos de uso pessoal
  • Lanche de trilha e café da manhã (janta incluso no pacote)
  • Capa de chuva e capa de mochila ou poncho
  • Garrafa/Mochila de hidratação
  • Protetor Solar, labial e repelente
  • Medicamentos particulares diversos e de uso contínuo
  • Saco/sacola para o lixo
  • Lanterna de cabeça e pilhas extras

Para usar:

  • Roupas confortáveis como calça de caminhada e camisetas dry-fit (prefira de manga longa)
  • Meias para trilha (2 pares – EVITE ALGODÃO)
  • Bota ou tênis com solado bem aderente e já amaciado, de preferência um próprio para trekking
  • Boné/Chapéu ou Gorro
  • Toalha, artigos de banho e higiene pessoal
  • Agasalhos (sistema 3 camadas)
  • Óculos de sol (opcional)

**EVITE USAR ROUPAS DE ALGODÃO, PREFIRA TECIDOS DE SECAGEM RÁPIDA**

Formas de pagamento

Trabalhamos com opções de pagamento em Boleto Bancário ou Cartão de Crédito Através do PagSeguro.

  • Boleto: para pagamentos via boleto bancário, será emitido o boleto em nome do participante e enviado para o email informado na inscrição, não cobramos taxa para a emissão de boletos e o participante poderá pagar em qualquer agência bancária, loteria e também através de internet banking.
  • PagSeguro: para pagamentos via PagSeguro o participante poderá efetuar a compra com Cartão de Crédito parcelando em até 10x ou à vista via Cartão de  Débito e Transferência Online. Ao optar pelo pagamento via PagSeguro, será acrescida a taxa de 2,99% para cada parcela.
Cancelamentos

Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Vara Mato fará devolução conforme condições abaixo:

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total;
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total;
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total;
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução;
  • A programação do roteiro pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a organização julgue poder interferir na segurança ou bem-estar do grupo.