Próximas saídas:
17 a 25 de agosto de 2019
UMA EXPEDIÇÃO, DUAS MONTANHAS DE SEIS MIL METROS!

O objetivo da expedição é a escalada de 2 montanhas acima de 6 mil metros, o Acotango (6052m) e o Huayna Potosí (6088 m), tendo seu roteiro sido especialmente elaborado para os montanhistas que desejam ganhar experiência em altitude.

Huayna Potosí (6088 m)
Foto: Marcelo Delvaux
Foto: Marcelo Delvaux

O Huayna Potosí, com o seu perfil piramidal e imponente, é uma das mais belas montanhas da Cordilheira Real, na Bolívia, estando localizado a 25 km ao norte de La Paz. Devido à proximidade da capital boliviana e à pouca complexidade logística envolvida em sua ascensão, é bastante frequentado, sendo talvez um dos “seis mil” andinos mais escalados.

Acotango (6052 m)
Foto: Marcelo Delvaux
Foto: Marcelo Delvaux

O Acotango (6052 m) se encontra na Cordilheira Ocidental, na fronteira entre a Bolívia e o Chile, na região do Parque Nacional Sajama. Provavelmente, é uma das montanhas acima de 6 mil metros mais fáceis dos Andes, podendo sua ascensão ser realizada em apenas um dia a partir da vila de Sajama, a base para sua subida.

O Huayna Potosí será escalado por sua rota normal, na face leste, que tem uma graduação de PD+/AD- (pouco difícil / algo difícil) e cujas principais dificuldades estão na travessia do glaciar com suas gretas e na progressão pela aresta que dá acesso ao cume, onde a inclinação pode chegar aos 50o com possíveis trechos de escalada em gelo. A rota do Acotango, por sua vez, é graduada em F (fácil) e não possui complexidades técnicas, representando, somente, um grande desafio do ponto de vista físico devido à sua altitude.

Roteiro – Acotango e Huayna Potosí

Encontro no hotel reservado para a expedição, onde os guias apresentarão os detalhes do roteiro e farão uma revisão dos equipamentos e roupas dos participantes, ajudando-os na organização de seus itens pessoais. Restante do dia livre para compra e/ou aluguel de equipamentos e roupas e preparação das mochilas para a expedição. Pernoite em hotel.

Saída de La Paz às 09:00 em transporte privado (veículo 4×4 ou van) com destino ao vilarejo de Sajama (4250 m), a 290 km da capital boliviana. Pernoite em hotel.

Dia de descanso e preparação de equipamentos e suprimentos. Pernoite em hotel.

Sairemos às 05:30 da madrugada da vila de Sajama em veículo 4×4 com destino ao povoado de Chachacomani, desde onde subiremos por uma estrada até o início da rota ao Acotango, a 5200 m de altitude. Iniciaremos a ascensão às 07:00, tendo o percurso até o cume uma duração estimada entre 5 e 6 horas. Regressaremos ao início da rota por volta das 16:00, onde nosso veículo 4×4 estará nos aguardando para o retorno à vila de Sajama. Pernoite em hotel.

Saída de Sajama às 09:00 em transporte privado (veículo 4×4 ou van) para regresso a La paz. Pernoite em hotel.

Dia de descanso e preparação de equipamentos e suprimentos para a escalada do Huayna Potosí. Pernoite em hotel.

Saída de La Paz em transporte privado (veículo 4×4 ou van) com destino ao Paso Zongo, situado a 4700 m. Caminhada até o Refugio Rocas, a 5150 m, onde faremos os preparativos finais para ataque ao cume do Huayna Potosí e pernoitaremos.

Para o ataque ao cume sairemos às 01:00 da madrugada do Refugio Rocas, tendo a escalada uma duração estimada entre 6 e 8 horas. O retorno ao refúgio está previsto para o período entre 11:00 e 13:00. Desceremos em seguida até o Paso Zongo, retornando no mesmo dia até La Paz em transporte privado (veículo 4×4 ou van), chegando na capital boliviana por volta das 18:00. Pernoite em hotel.

Distâncias e tempos – Acotango e Huayna Potosí

Origem – Destino

La Paz – Paso Zongo

Distância:

25 km

Tempo Estimado

1,5 horas

Origem – Destino

La Paz – Sajama

Distância:

290 km

Tempo Estimado

4 horas

Origem – Destino

Sajama – Chachacomani

Distância:

32 km

Tempo Estimado

50 minutos

Saída de La Paz às 09:00 em transporte privado (veículo 4×4 ou van) com destino ao vilarejo de Sajama (4250 m), a 290 km da capital boliviana. Pernoite em hotel.

Origem – Destino

Refúgio Huayna Potosí ou

Refúgio Casa Blanca (San Calixto) – Refúgio Rocas

Desnível

450 m

Tempo Estimado

3 a 4 horas

Origem – Destino

Refúgio Rocas – Cume

Desnível

938 m

Tempo Estimado

6 a 8 horas

Saída de La Paz às 09:00 em transporte privado (veículo 4×4 ou van) com destino ao vilarejo de Sajama (4250 m), a 290 km da capital boliviana. Pernoite em hotel.

Origem – Destino

Chachacomani (final da estrada) – Cume

Desnível

850 m

Tempo Estimado

5 a 6 horas

Saída de La Paz às 09:00 em transporte privado (veículo 4×4 ou van) com destino ao vilarejo de Sajama (4250 m), a 290 km da capital boliviana. Pernoite em hotel.

O Pacote Inclui

4 diárias em La Paz

3 diárias em Sajama

Transporte privado de La Paz ao Paso Zongo, ida e volta.

1 noite no Refugio Rocas

Transporte privado de La Paz a Sajama, ida e volta

Transporte privado de Sajama ao Acotango, ida e volta

Alimentação na montanha

Dispositivo e rastreamento SPOT Gen3

Guia de montanha brasileiro certificado EPGAMT, associado AAGM/AAGPM: Marcelo Delvaux

Assistente de guia certificado EPGAMT/AAGM (para grupos de 4 a 6 pessoas)

Guia que representará a Vara Mato na expeição (Luiz Gadetto)

Apoio em La Paz para aluguel de equipamentos

Telefone via satélite (chamadas não incluídas)

Equipamentos médicos: oxímetro e kit de primeiros socorros

Consultoria para planejamento pessoal e apoio para aquisição de equipamentos e organização da logística individual

Filmagem da expedição através de câmera profissional GoPro Hero 3 colocada nos capacetes dos guias.

O Pacote Não Inclui

Passagem aérea

Seguro de viagem internacional (obrigatório)

Alimentação e bebidas em La Paz e Sajama

Chamadas de telefone via satélite (os créditos deverão ser adquiridos antecipadamente, antes do início da expedição)

Equipamentos pessoais

Bebidas no Refúgio Rocas

Gorjetas, gratificações e demais despesas pessoais

Custos decorrentes de resgates ou desistência da expedição

Outros serviços não explicitamente relacionados no programa

Informações Importantes
  • Para participar da expedição é preciso estar devidamente aclimatado à altitude, sendo obrigatório ter passado, pelo menos, 3 noites em La Paz ou outra localidade de altitude igual ou superior e ter subido a uma altitude superior a 5000 m, antes de se juntar ao grupo da expedição.
  • A hospedagem em La Paz será em estabelecimento do tipo hotel ou hostal, conforme a disponibilidade, em quartos duplos com banheiro privativo e café da manhã incluído.
  • A hospedagem em Sajama será em estabelecimento do tipo hotel, hostal ou pousada, conforme a disponibilidade, em quartos duplos ou coletivos, com banheiro privativo ou coletivo e café da manhã incluído.
  • O transporte de La Paz ao Paso Zongo será realizado em veículo do tipo van ou menor, conforme o tamanho do grupo.
  • O transporte de La Paz a Sajama será realizado em veículo do tipo van ou menor, conforme o tamanho do grupo.
  • O transporte de Sajama ao Acotango será realizado em veículos 4×4.
  • Cada cliente será o responsável pelo transporte de seus equipamentos pessoais, roupas e comida individual para o Refúgio Rocas. Caso opte por não transportar tais itens, deverá contratar o serviço de um porteador (carregador), conforme a disponibilidade do mesmo, sendo os custos de tal serviço de responsabilidade do cliente.
  • Caso o cliente necessite alugar equipamentos ou roupas, deverá agendar a passagem de retorno ao Brasil deixando um período disponível para a devolução dos itens alugados, em conformidade com o cronograma da expedição.
  • Caso o cliente chegue a La Paz após a data prevista para o início da expedição, não haverá devolução de valores correspondentes a diárias de hotel não utilizadas.
  • O cronograma, o itinerário e/ou o escopo da expedição podem ser alterados pelos guias da expedição devido a condições climáticas desfavoráveis ou quaisquer fatores que, na avaliação dos guias, possam vir a afetar a segurança do grupo. Não haverá devolução de serviços não realizados devido a qualquer tipo de mudança no cronograma, itinerário e/ou escopo da expedição, incluindo diárias de hotel, transportes, honorários de guias, alimentação e quaisquer outros serviços que façam parte do programa.
  • Caso o cliente não participe de todas as etapas da expedição, seja por desistência, problemas de saúde ou qualquer outro motivo que o impeça de continuar a participar da expedição, não haverá devolução de serviços não utilizados, incluindo diárias de hotel, transportes, honorários de guias, alimentação e quaisquer outros serviços que façam parte do programa.
  • Em caso de desistência da expedição, por vontade própria, problemas de saúde ou qualquer outro motivo, o cliente será o responsável pelos custos extras decorrentes da desistência.
  • Em caso de desistência da expedição, por vontade própria, problemas de saúde ou qualquer outro motivo, o cliente será o responsável por eventuais diferenças de tarifa nas diárias de hotel previstas no programa, em decorrência de mudanças na data de hospedagem ou no tipo de alojamento contratado.
  • Os guias e organizadores da expedição não se responsabilizam por objetos perdidos, esquecidos ou extraviados pelos clientes durante a realização do roteiro.
  • Os guias e organizadores da expedição não se responsabilizam por eventuais danos provocados no transporte de bagagens e itens pessoais nos meios de transporte utilizados na expedição.
  • Caso o cliente tenha adquirido minutos para o uso do telefone satelital, não haverá devolução de valores correspondentes aos minutos não utilizados após o término da expedição.
  • Parcelamento sem juros até a data da expedição.
  • Pagamento através de cartões de débito, cartões de crédito ou boleto bancário.

Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Vara Mato fará devolução conforme condições abaixo:Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total

  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

A programação do roteiro pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a organização julgue poder interferir na segurança ou bem-estar do grupo.

Todos os itens acima contemplam o pacote no valor de:

$1.550 dólares

Parcelamento sem juros até a data da expedição.

Pagamento através de cartões de débito, cartões de crédito ou boleto bancário.

(aéreo não incluso)

""
1
PRÉ INSCRIÇÃO
Expedição ao Huayna Potosí (6088 m), Acotango (6052 m)
NOMEyour full name
no-icon
CELULAR/WHATSAPPyour full name
no-icon
GOSTARIA DE DEIXAR ALGUMA MENSAGEM?
Utilize este campo para deixar alguma informação complementar que gostaria de nos dizer.more details
0 /
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Fotos das Paisagens na Expedição