Caparaó 5 Picos

Próxima Saída
13 e 14 de julho de 2019

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude. Além dele, estão na Unidade de Conservação (UC) cinco dos dez picos mais altos de todo o território nacional.

A Unidade abrange um território de aproximadamente 31,8 mil hectares. Cerca de 80% do parque está no estado do Espírito Santo. Os maiores picos ficam na divisa dos estados, destacando-se o Pico da Bandeira, com 2.892 metros, o Pico 2 ou Pico do Cruzeiro, com 2.852 metros, o Pico do Calçado com 2.849 metros e o Pico do Calçado Mirim com 2.818 metros. O Pico do Cristal, com 2.770 metros fica exclusivamente em território mineiro. O parque abriga ainda outros picos, menores em tamanho, mas também de altitudes consideráveis, como o Morro da Cruz do Negro (2.658 metros), o Pico da Pedra Roxa (2.649 metros), o Pico dos Cabritos ou do Tesouro (2.620 metros), o Pico do Tesourinho (2.584 metros), e a Pedra Menina (2.037 metros) todos em território capixaba.

1° dia: Picos Face de Cristo + Pico Cruz do Negro

Pico Cruz do Negro (2.658m)

Após nossa chegada na cidade de Alto Caparaó, faremos uma parada de 45 minutos para um farto café da manhã em um restaurante da região, após o café da manhã nossa van seguirá até a portaria do Parque Nacional do Caparaó e subiremos com a van até a Tronqueira.

Após aproximadamente 1.1km de caminhada com ganho de altitude de 110m aproximatamente, sairemos da trilha que leva ao Terreirão e iniciaremos o ataque o Pico Face de Cristo através de uma trilha com aproximadamente 500m com ganho de 150m de altitude que leva ao cume, lá chegando faremos uma pausa para fotos e retornaremos para a trilha que leva ao Terreirão.

Retornando à trilha principal, vamos andar mais 2.6km com 291m de elevação que nos levará ao Terreirão, onde faremos vamos montar nosso acampamento e fazer uma pausa de 30 minutos para iniciar o ataque ao Pico Cruz do Negro, segundo de nossa lista, cuja distância do Terreirão até seu cume é de aproximadamente 1.6km com 259m de elevação, o caminho é feito por trilha pouco usada e em vários pontos a trilha acaba e temos que atravessar mato de altura baixa a média.

Conquistado o segundo pico, voltaremos ao acampamento no Terreirão para apreciar o Pôr do Sol, o resto do dia será livre para os participantes.

Terreirão, e ao fundo Pico Cristal

2° dia: Picos Bandeira, Calçado e Cristal

O segundo e último dia da rota Caparaó 5 Picos é o mais puxado, no total andaremos cerca de 22km com um acumulo aproximado de  1140m, passando pelos picos da Bandeira, Calçado e Cristal para retornar ao Terreirão e consequentemente descer até a Tronqueira, ponto de inicio da caminhada

Iremos acordar às 01h:30m e cada participante fará eu lanche matutino para dar inicio à caminhada do dia, às 02h:00m iniciaremos nossa subida até o Pico da Bandeira, com seus 2.892m e considerado segundo dados do IBGE, a terceira maior montanha do Brasil, ficando atrás apenas do pico 31 de Março e Neblina.

A trilha até o Pico da Bandeira iniciando do Terreirão tem uma distância de 3.5km com um ganho de elevação de 490m aproximadamente, sua rota é muito bem sinalizada com estacas pintadas em tinta fluorescente que reflete a luz das lanternas (obrigatório o uso de lanterna ou headlamp), ajudando assim a locomoção até o cume.

Nossa chegada ao cume será programada para os participantes não ficarem muito tempo parados sentindo frio, para isso, nossos guias irão manter o ritmo do grupo de acordo com o timming de chegada em horário próximo à previsão do nascer do Sol.

Chegando no cume, vamos contemplar o nascer do Sol e permanecer por lá cerca de 30 minutos e vamos continuar nossa caminhada com destino ao quarto cume, Pico do Calçado, a trilha até este pico é de fácil acesso e não oferece muitas dificuldades de acesso, no total andaremos cerca de 1km até o ponto que marca este pico, ao chegar, pausa para fotos e breve descanso.

O quinto e último pico é o imponente Pico do Cristal, de beleza única, este pico recebe este nome devido à sua longa crista, nossa caminhada até seu cume tem cerca de 1.8km e a parte mais crítica é na base do pico, de onde iniciaremos a subida até o cume, passando por rampas de rocha e por vários pontos de exposição altura, onde é exigida toda atenção de cada participante.

Conquistado o último dos 5 Picos do Caparaó, a aventura não termina, vamos descer toda a crista do Pico do Cristal e chegando ao final, iremos andar pelo vale que leva aos fundos do Terreirão, fechando assim um circuito, é importante informar que o caminho do Pico Cristal ao Terreirão é em sua maioria sem trilhas e com vários pontos de “vara mato”.

Ao chegarmos na Tronqueira, vamos pegar os veiculos 4×4 com destino a Alto Caparaó, onde faremos nosso almoço de confraternização (não incluso) e tomaremos rumo de volta à Belo Horizonte.

Terreirão
Pico da Bandeira 2017 Vara Mato
Pico da Bandeira 2017 Vara Mato

Para este roteiro é obrigatório que o participante apresente o cartão de vacina contra a Febre Amarela, sem a comprovação de imunização contra a Febre Amarela o Parque Nacional do Caparaó não permitirá a entrada do participante.

Composição do Pacote e Investimento

Transfer in-out (Belo Horizonte - Alto Caparaó / Alto Caparaó - Belo Horizonte)

Taxas para pernoite em camping no parque do Caparaó

Guias especializados Vara Mato

Equipamentos de segurança em grupo e primeiros socorros

Seguro contra acidentes pessoais (Tokio Marine)

Rastreador via satélite SPOT GEN³

Camiseta Personalizada TechFresh Quechua da DECATHLON-BH

10% em descontos nas compras realizadas na loja DECATHLON-BH

De 5 a 10% em descontos nas compras realizadas na loja ADRENA Esporte e Aventura

Todos os itens acima contemplam o pacote no valor de:

4x 125,00 no boleto ou 450,00 à vista

podendo ser pago via Boleto sem taxas em 2x ou PagSeguro em até 10x com taxas da operadora

""
1
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Febre AmarelaAfirmo que tenho ciência da obrigação de apresentação do cartão de vacina contra a Febre Amarela e confirmo que estou devidamente imuinzado contra o mosquito.
Politica de CancelamentoEm caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Vara Mato fará devolução conforme as seguintes condições: Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução A programação do roteiro pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a organização julgue poder interferir na segurança ou bem-estar do grupo.
Direito de ImagemDe acordo com direitos de imagens, informo a seguir que:
GOSTARIA DE DEIXAR ALGUMA MENSAGEM?
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Informações Importantes
O que levar
  • Mochila confortável com barrigueira
  • Capa de chuva e capa de mochila ou poncho
  • Garrafas para 2 litros de água
  • Comida (Lanches de trilha)
  • Protetor Solar, labial e repelente (obrigatório – citronela ou icaridina)
  • Medicamentos particulares diversos e de uso contínuo
  • Potabilizador de água (Clor’in ou hidroesteril)
  • Saco/sacola para o lixo
  • Lanterna e pilhas extras
  • Bastão de caminhada
  • Chinelos ou papetes e roupas para o retorno
  • Agasalhos (corta vento e calça extra)
  • Toalha, artigos de banho e higiene pessoal
  • Máquina fotográfica (opcional)

Equipamentos de Camping:

  • Barraca
  • Isolante Térmico
  • Saco de Dormir
  • Fogareiro
  • Kit cozinha

Para usar:

  • Roupas confortáveis como calça de caminhada e camisetas dry-fit (prefira de manga longa)
  • Meias para trilha (2 pares – EVITE ALGODÃO)
  • Bota ou tênis com solado bem aderente e já amaciado, de preferência um próprio para trekking
  • Boné/Chapéu ou Gorro
  • Biquíni/ maiô/ sunga/ calção de banho
  • Óculos de sol (opcional)

**EVITE USAR ROUPAS DE ALGODÃO, PREFIRA TECIDOS DE SECAGEM RÁPIDA**

Formas de pagamento

Trabalhamos com opções de pagamento em Boleto Bancário ou Cartão de Crédito Através do PagSeguro.

  • Boleto: para pagamentos via boleto bancário, será emitido o boleto em nome do participante e enviado para o email informado na inscrição, não cobramos taxa para a emissão de boletos e o participante poderá pagar em qualquer agência bancária, loteria e também através de internet banking.
  • PagSeguro: para pagamentos via PagSeguro o participante poderá efetuar a compra com Cartão de Crédito parcelando em até 10x ou à vista via Cartão de  Débito e Transferência Online. Ao optar pelo pagamento via PagSeguro, será acrescida a taxa de 2,99% para cada parcela.
Cancelamentos

Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Vara Mato fará devolução conforme condições abaixo:Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total

  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

A programação do roteiro pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso ou outros que a organização julgue poder interferir na segurança ou bem-estar do grupo.