ExpediçõesPico da Neblina - Expedição Vara Mato

Após anos de muito trabalho na implementação e lançamento do Plano de Visitação, capacitação dos indígenas e negociações com ICMBio e Funai, a comunidade Yanomami comemora a aprovação de visitação ao Pico da Neblina ou Yaripo, como é chamado pelo povo Yanomami.

O Pico da Neblina fica localizado ao norte do Amazonas, na serra do Imeri, com 2.995metros de altitude, o ponto mais alto do Brasil e será reaberto à visitação de turistas. O Plano de Visitação, elaborado com a participação dos Yanomami da região de Maturacá, no Amazonas, foi aprovado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) na última segunda-feira, dia 30 de setembro, quando o presidente do órgão, Marcelo Xavier, assinou a carta de anuência.

Cerca de 2,9 mil indígenas de seis comunidades envolvidas serão beneficiados! A elaboração do Plano de Visitação YARIPO – ECOTURISMO YANOMAMI contou com ampla participação dos Yanomami da região de Maturacá em um processo desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos.

A expedição ao Pico da Neblina é voltada para turistas de aventura, especialmente os apreciadores do montanhismo. Exige bom preparo físico para os 8 dias de caminhada com grande variação de altitude – de 95 a 2.995 metros – travessia de igarapés, passagem por brejos e muito provavelmente alguns momentos ente névoas, chuviscos ou tempestades.

Cada expedição será composta por até dez visitantes, um guia e a quantidade de carregadores de acordo com o número de visitantes. Quanto mais visitantes maior a carga e maior a quantidade de carregadores. A carga é composta essencialmente por alimentação, acampamento móvel, utensílios de cozinha e itens pessoais.

Expedição Vara Mato ao Pico da Neblina:

Nós da Vara Mato já estamos buscando informações mais aprofundadas e organizando para levar pessoas para o Pico da Neblina, muito em breve traremos informações contundentes sobre a expedição, fique ligado!

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

 

Fonte: Funai

Foto: Rodrigo JA Silva